susannapets

pets and food!

Quantas refeições devem comer os cães?

Quantas vezes devem comer os cães?

Os cães de 3 ou 4 semanas começam a comer sólidos.

Pode começar por fazer uma papa, com 3 partes de ração própria, para 1 parte de leite de substituição ou água. Mas mesmo nesta fase o leite da progenitora é essencial.

Existe quem nesta fase, prepare uma papa com 3 partes de carne picada para 1 parte de leite de substituição ou leite de cabra pasteurizado.

[Não esquecer, que os cachorros só devem ser separados da mãe após as 8 semanas de vida, antes dessa idade vai comprometer o comportamento do cão na idade adulta, bem como prejudicar o sistema imunológico.]

Das 6 às 8 semanas, deverá alimentar o cachorro, pelo menos 3 ou 4 vezes ao dia. O cachorro necessita de nutrição adequada à idade e ao tamanho que terá em adulto, deve ter em conta quando escolhe uma ração.

Depois das 8 semanas, devemos continuar a alimentar da mesma forma, ou pelo menos 3 ou 4 vezes ao dia. Há indicações para 2 vezes ao dia, julgo ser muito mais adequadas as refeições de pelo menos 3 refeições.

Dos 3 ou 6 meses, existe a mudança de dentição e o cachorro passa por períodos de falta de apetite e tem um estômago frágil, recomendo que seja alimentado 2 vezes ao dia para as raças pequenas e médias, nas raças de grande porte, recomendo que se mantenha as 3 refeições diárias.

[Aos meus cães, mantenho sempre pelo menos duas porções/refeições de alimentos frescos, que pode ser a papa de 3 porções de carne picada para 1 porção de leite. E em alguns casos, apenas a carne picada. E 1 ou 2 refeições de ração.]

Dos 6 aos 8 meses, continua a ser um cachorro, nas raças pequenas e médias deverá começar o plano de adulto com 2 refeições por dia, essa mudança deverá ser gradual, dividindo as porções por duas vezes e não por 3, fazendo a 3 refeição cada vez mais pequena. Não deve ser uma mudança que constitui ansiedade para o cachorro. No caso do cachorro mostre dificuldade na mudança deverá manter o plano de 3 refeições diárias, por mais algum tempo.

[Nesta fase, também pode haver a mudança da ração nas raças pequenas ou médias de cachorro para adulto. O que deve ser feita gradualmente e por recomendação veterinária. Geralmente eu faço a mudança apenas no 1 ano de idade.]

A intenção será que o cão depois dos 8 meses coma já as duas refeições diárias, que se prolonga pela idade adulta. É conhecido o caso de cães que preferem ter apenas uma refeição diária, é natural.

Comparativamente as raças grandes continuam a comer 3 vezes por dia.

No caso de raças grandes:

Dos 8 aos 18 meses poderá fazer-se a transição gradual para as duas refeições diárias, embora haja cães que continuam a comer 3 vezes ao dia, por opção dos donos, todavia eu julgo que salvo condições especiais e por indicação veterinária, o regime de duas refeições diárias é o ideal.

[Aos meus cães, nesta fase, começava a servir 1 refeição de carne e 1 refeição de ração.]

Na idade dos 18 meses será quando as raças de grande porte, fazem a transição para ração de adultos grande porte.

Sugestões básicas :

Sempre que possível deve estabelecer uma rotina e horários fixos de refeição. E dessa forma pode ter mais controlo na hora que o cão vai precisar fazer as necessidades. Existe também a questão da conservação da frescura da ração, para além da ração deverá estar isolada ao máximo de insectos e roedores.

As mudanças na ração, deverão ser graduais, procure adicionar 1 porção de ração nova, para 3 porções da ração antiga. E assim sucessivamente ao longo de uma semana será suficiente para não ter problemas.

Há pessoas que preferem humedecer a ração, se for o caso, existe a proporção correta: 3 partes de ração seca/ 1 parte de água.

Tenha em atenção ao guia das rações das quantidades que deve fornecer, porque o mais certo é estar correto. No caso do cão precisar de facto de mais alimento, faça aumentos graduais para não ser demais e depois precisar de emagrecer o cão.

Ferramentas para calcular as quantidades: Existem imensos sites com ferramentas muito práticas para esse cálculo, aqui ficam dois exemplos.

http://www.goldendoodles.com/care/food_calculator.htm

http://www.totallyrawdogfood.com/ordering-info-tools/meal-calculator/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 16 de Março de 2013 by in Comida para cães, crescimento/Grow, height, Ração para cães, size and tagged , , , .

Navegação

Top de classificação

Top de Cliques

  • Nenhum