susannapets

pets and food!

Australian kelpie: Standard/Estalão FCI

Australian Kelpie, Kelpie or Barb sheepdog

O post será criado obedecendo à ordem dos grupos e seus subgrupos. Deste modo, espero que seja de fácil identificação o grupo a que pertencem os standards abordados.
O objetivo será abordar todas as raças reconhecidas pela FCI.

As raças estão agrupadas por semelhanças físicas, por função ou pela sua história.

O grupo 1 acolhe as raças: Cão de Pastor e Boieiros (exceto Suíços)

Na secção 1 encontramos a raça, Cão de pastor e boieiro: O Australian kelpie.

Origem: Austrália
Utilidade: É cão de trabalho, com prova de trabalho.

História
null

Os kelpie, surgiram no princípio do século passado, dada necessidade de cão, para ajudar o Homem com os rebanhos. A Austrália, com vastas propriedades, sob condições climatéricas e geográficas muito rigorosas. Este cão chegava a percorrer 50km por dia; trabalhando sozinho encontrando e reunindo o rebanho, numa altura que a industria da lã prosperava, esta raça foi de facto o grande aliado na história da industria Australiana. Para esta raça ficaram reservados muito créditos na prosperidade da nação.

A origem dokelpie, está referenciada por volta de 1870, descendente do “coley de trabalho” Britânico, partilhando assim o antecedente do Border Collie.
Existe muitas vezes histórias cruzadas sobre a origem da raça, talvez devido à denominação Coley e Collie, de facto a designação ancestral dos cães de trabalho ou utilidade era Cão de Pastoreio(sheepdog), passando gradualmente ao uso da palavra Collie, não era uma designação exclusiva de uma raça específica. O Border Collie é uma raça, enquanto Brearded Collie
é outra raça. Os Collie Rough é outra e os kelpie ainda uma outra raça.
Em meados de 1800s, estas raças eram todas classificadas de Collies, existem mesmo documentos na Austrália onde os kelpies estão referenciados como Kelpies Collies ou apenas Kelpies.

A polémica sobre a origem desta raça e quais as raças que lhe deram origem reside precisamente na amplitude da designação Collie ou Coley, que eram usadas para todas as raças de pastoreio na Grã Bretanha.
E para além disso, na Austrália de outros tempos, até criadores de kelpies, os designavam de Collies.
Esclarecida a referência de Collies, podemos começar a desvendar quais as raças específicas envolvidas na criação dos kelpies.
Uma delas era a Rutherford, usadas nas primeiras linhagens dos Kelpies. Essa raça era oriunda das terras altas da Escócia, usado no pastoreiro de ovinos também e não está na formação da raça Border Collie. Muitas destas linhagens já desapareceram.
Alguns dos Collies das terras altas da Escócia permaneceu puro nas suas características até que a Rainha Victoria se interessou na raça e os tornou extremamente populares, desta forma, foram largamente usados em vários cruzamentos.

O mesmo aconteceu na Austrália, os criadores de kelpies, fizeram vários cruzamentos com outras raças, incluindo os Dingos, por volta de 1800s, resultando daí uma raça conhecida por Timmins Biters. Um dos ancestrais do Australian Cattle Dog (Blue heeler e Red heeler). Timmins Biters, regularmente conduziam gado entre Sydney e Bathurst. Para além destes também o Black & Tan collies; Tan Collies da Galway(Collies preto e creme), os holding dogs(cães que seguram o rebanho), semelhantes aos cães que existem na Noruega chamados Moo Dogs, a trabalhar Alces e gado. Os Britânicos muitas vezes escrevem que estará também na formação do Kelpie.

Hoje esta raça está espalhada pelo mundo, ganhando grande expressão em países como a Rússia, Suécia, Dinamarca, Reino Unido e Estados Unidos da América, América do Sul, Africa do Sul, Nova Zelândia, Alemanha, França e Países Baixos. É curioso mas é uma raça pouco conhecida pela maioria da população em Portugal.
Nesses países eles destacam-se a trabalhar com uma grande variedade de “gado”, como as renas, cabras, bovinos, e claro, com as ovelhas. Os kelpies, na Suécia, distinguiram-se também a trabalhar com a polícia. Eles também são usados em busca e salvamento e cães de terapia, são cães extremamente polivalentes e espantosos, de uma inteligência e carácter impar.

Esperança média de vida: 12 e os 16 anos.

Dimensões:
Machos 46- 51 cms
Fêmeas 43- 48 cms

Temperamento e características:

Kelpies tem excelentes resultados nas áreas de obediência, agility, tem uma personalidade espantosa; é um cão extremamente inteligente com uma capacidade espantosa em adaptar-se. A raça tem um elevado drive, sempre disposto a realizar qualquer tarefa. São muito ativos e isso deve ser tido em consideração por pessoas pouco ativas, são muito leais ao seu dono.

Compatibilidade para com outros pets:
Excelente.

Quais são os requisitos para cuidar do kelpie:
É excelente animal de companhia, revela-se um cão amoroso e gentil, para com a sua família.
Uma boa forma de ter o cão equilibrado e feliz, será prover estímulos metais e físicos, por exemplo treinar a obediência e longas caminhadas, são excelentes métodos para o estimular e tirar partido das imensas capacidades. É uma raça geralmente muito saudável.
Não é um cão muito exigente na hora da alimentação, não tem um paladar propriamente muito exigente; como verificamos em algumas outras raças, embora eu pense que neste aspeto não se deve generalizar por raça, porque depende do “individuo”.

O grooming não é exigente, tem sub- pelo, precisa de escovagens mais frequentes na mudança do pêlo, que ocorre duas vezes por ano. Um banho ocasional é o ideal.

Os donos ideias:
São cães com elevada adaptabilidade, são excelentes pets, companheiros de passeios, são excelentes com crianças e não gostam de solidão, tal como outras raças.

Consulta:
http://www.ankc.org.au/_uploads/docs/233952Australian_Kelpie.pdf

É reconhecido:

NAAKR = North American Australian Kelpie Registry
FCI = Fédération Cynologique Internationale
AKC = American Kennel Club
UKC = United Kennel Club
KCGB = Kennel Club of Great Britain
CKC = Canadian Kennel Club
ANKC = Australian National Kennel Club
NKC = National Kennel Club
NZKC = New Zealand Kennel Club
CKC = Continental Kennel Club
APRI = American Pet Registry, Inc.
ACR = American Canine Registry
DRA = Dog Registry of America, Inc.

http://www.ankc.org.au/Breed_Details.aspx?bid=133
http://www.hnrworkingkelpies.com/Coat_Colors.html
http://www.ankc.org.au/Breed_Details.aspx?bid=133
http://www.suthenskys-kelpies.com/page5.asp
http://www.dogbreedinfo.com/australiankelpie.htm
http://www.cpc.pt/?racas/reconhecidas/gr01

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 6 de Abril de 2013 by in alimentos para animais de estimação and tagged , , , , , , , , , , , , .

Navegação

Top de classificação

Top de Cliques

  • Nenhum
%d bloggers like this: