susannapets

pets and food!

Questões comportamentais: Inibição da Mordida

Vai adotar um cachorro?

Qualquer dono deve estar sempre atento às questões comportamentais. Essas são mais importantes, correspondem a períodos críticos de desenvolvimento e deve começar pelas mais urgentes que devem ser aprendidas desde muito cedo. Um cão em qualquer idade aprende a sentar, deitar, quieto, etc. Há outras questões que estão são mais urgentes e uma vez descuidadas, só são controladas através de correção de problemas comportamentais.dogsplaying

A Inibição da mordida (Acquired bite inhibition ABI) é invariavelmente um aspeto da aprendizagem do seu cão que não pode ser ignorado.

O cão precisa de aprender como morder sem causar danos, antes de fazer a mudança completa da dentição. Um cão que não aprenda a controlar a mordida antes da idade das 18 semanas é um potencial perigo para os outros, e é significativamente mais provável de ser sacrificado mais tarde na vida. Esta é a realidade.

Para que tudo corra sem incidentes graves, deve conhecer os estádios de desenvolvimento do cão; trata-se um pouco de cultura geral, afinal estamos a falar do animal que estará consigo nos próximos “15 anos”.

Em primeiro lugar, o cachorro aprende a não magoar com os dentes desde muito cedo, quando está junto da mãe e dos irmãos. Não deve afastar um cachorro da progenitora antes da 8 semanas, precisamente porque é nesta fase que o cachorro aprende a comportar-se e a perceber os outros caninos. Um cachorro separado da progenitora precocemente tem muitos mais problemas de comportamento quer com outros cães quer com pessoas.

  • Sempre que ele morde e magoa os irmãos eles dão um guincho de incómodo, afastando assim o “irmão agressor”,  inibindo assim a mordida do irmão e acabam com a brincadeira.
  • Quando o cachorro morde a mãe durante a amamentação, muitas vezes a mãe afasta imediatamente o cachorro privando-o de alimentar-se.

Sempre que o seu cachorrinho tocar as suas mãos ou roupas de forma mais dura e brusca, deve advertir dizendo Não com tom de voz firme e ignora-lo, afastando-se e terminando a brincadeira.
A forma melhor de explicar é sugerindo que veja os vídeos da Victoria Stilwell, tem um ótimo programa do canal animal planet.

O seu cão deve aprender a controlar a forma de o abordar e interagir consigo, numa fase precoce do seu desenvolvimento, deve aprender a controlar a força da mandibula. Eu entendo que o cão deve ser ensinado a não magoar com os dentes. Não quero dizer com isto que as suas mãos são para ele brincar, nem tão pouco, que permita que o cão no futuro esteja sempre a mordiscar as suas mãos.

Um cachorro que aprenda a não morder com força no dono, numa situação de estar ferido ou assustado, é pouco provável que vá morder com força suficiente para provocar danos. Um cão que nunca tenha sido ensinado, provavelmente irá morder com mais força.

Após ver o vídeo em princípio não restam grandes dificuldades. É só preciso ser consistente e persistente.

One comment on “Questões comportamentais: Inibição da Mordida

  1. Petdynamics
    21 de Maio de 2013

    Sem duvida um dos treinos mais importantes que algum dono deva fazer ao seu cão! Especialmente com crianças e pessoas idosas em casa, pois estas de acordo com estatísticas, têm sido o maior alvo de dentadas e ataques de cães em matilha. Muito bom artigo para criar maior consciência!! Bom trabalho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Maio de 2013 by in alimentos para animais de estimação.

Navegação

Top de classificação

Top de Cliques

  • Nenhum